Práticas pedagógicas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Código: 5870

Subtítulo: um estudo sobre salas multisseriadas do campo

CDU: Escolas com pouca ou nenhuma divisão. Questões gerais de didática e método. Inclusive escolas de classe única. Escolas de pequenos povoados.

Cutter: 37.02:37.018.51/S586p

Autor Principal: SILVA, Josiele Carneiro da

Autores Secundários:

VERAS, Luciane Cardoso

SILVA, Mayrlla Auend Paiva

Editora:Local de Publicação: Chapadinha,  Ano de Publicação: 2022

Ano do Material: 2022, Tipo de Material: Monografias

Paginação: 67

Assuntos:

Salas multisseriadas

Educação do campo

Práticas pedagogicas

Resumo: A presente monografia tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas de professoras de salas multisseriadas e analisar se há impactos no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de salas multisseriadas nas escolas do campo. A questão central está embasada na perspectiva de compreender a presença e/ou ausência de práticas que permitam que o aluno no mesmo espaço físico e pedagógico perceba e vivencie etapas diferentes da educação em salas multisseriadas no campo. O referencial teórico aborda, sobretudo, os conceitos e discussões a respeito da Educação do Campo e sobre os processos pedagógicos adotados na Educação Infantil e Ensino Fundamental em salas multisseriadas no campo, dialogando com autores que discorrem sobre esta temática. Baseando-se em Arroyo (2011), Caldart (2004), Costa e Costa (2008), Hage (2006), Leite (1999), Molina (2006), Souza (2006), Vygotsky (1991) entre outros. A proposta metodológica caracterizou-se como bibliográfica, qualitativa e de campo, sendo realizada em 03 (três) escolas que ofertam Educação Infantil e Ensino Fundamental com sistema multisseriado, localizadas na zona rural do município de Chapadinha-MA. A análise dos resultados obtidos levou em consideração as respostas obtidas, propiciando um melhor entendimento sobre os processos pedagógicos entre essas duas etapas da educação básica em salas multisseriadas.Os resultados apontaram para a importância e cuidado com uso das práticas pedagógicas adotadas em salas multisseriadas, afim de que estas atendam de fato às necessidades dos estudantes em processo de transição da educação infantil para o Ensino Fundamental, uma vez que as crianças seguirão no ano seguinte na mesma turma com os mesmos colegas, desenvolvendo competências e habilidades necessárias para seguir a vida estudantil. Desse modo faz-se necessário criar um ambiente interativo com metodologias que favoreçam de fato o processo evolutivo de aprendizagem dos estudantes no ambiente multisseriado.

Referência Bibliográfica: SILVA, Josiele Carneiro da ; VERAS, Luciane Cardoso; SILVA, Mayrlla Auend Paiva. Práticas pedagógicas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um estudo sobre salas multisseriadas do campo. Chapadinha: , 2022, 67 p.

Relação de Exemplares deste material

Nr. Situação Edição Volume Coleção Campus
18579 Consulta Local Consulta Local FAP